Nhdesign
RTP1 - Bom Dia Portugal
24 de Abril de 2008 | 08:11 - Os idosos e a polimedicação
Os idosos portugueses tomam em média sete medicamentos por dia. Os números constam de um estudo da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Por causa desta realidade surgiu em Portugal o primeiro programa de aconselhamento sobre polimedicação.
Veja aqui o vídeo

RTP1 - Jornal da manhã
08:52 - Os idosos e a polimedicação

Os idosos portugueses tomam em média sete medicamentos por dia. Os números constam de um estudo da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Para falar sobre este tema a convidada é Joana Palhares, farmacêutica.
Veja aqui o vídeo

TVI - Jornal da 1
24 de Abril de 2008 | 13:18- Polimedicação
É uma média pouco saudável. Os idosos somam cerca de 7 medicamentos por dia. A conclusão é de um estudo da Fac. de Farmácia da Univ. de Lisboa. A polimedicação é um problema grave. Surgiu agora em Portugal o primeiro programa de aconselhamento. Comentários de Joana Palhares, farmacêutica.
Veja aqui o vídeo

TVI - Jornal da manhã
08:28 - A polimedicação

O consumo excessivo de medicamentos tornou-se um problema grave em Portugal. Os idosos, por exemplo, tomam em média 7 fármacos por dia. Para diminuir as complicações relacionadas com a polimedicação, acaba de ser lançado um programa de aconselhamento.
Veja aqui o vídeo


TVI - Jornal da manhã
08:30 - Programa Mais Cinco
Em estúdio está Joana Palhares, Directora técnica do Programa Mais Cinco, um programa de aconselhamento da população por causa do problema da polimedicação.  
veja aqui o vídeo


O Público
23 de Abril de 2008 | Idosos tomam em média sete medicamentos por dia
“O projecto - denominado MaisCinco por se considerar polimedicação a toma de cinco ou mais medicamentos - surgiu por iniciativa de uma empresa de consultadoria da área da Saúde, depois da constatação de um "certo descontrolo na toma de medicamentos prescritos, ou não, por médicos, produtos de venda livre, produtos naturais e relacionados com medicinas não convencionais, segundo a responsável.”
Ler mais


Jornal de Notícias
24 de Abril de 2008 | Idosos tomam sete medicamentos por dia
“Os idosos portugueses tomam, em média, sete medicamentos por dia, o que acarreta riscos. O alerta partiu, ontem, Joana Palhares, responsável pelo primeiro programa de aconselhamento sobre polimedicação em Portugal. Esta iniciativa MaisCinco opera através do telefone e da Internet.”
Ler mais



Expresso
23 de Abril de 2008 | Idosos tomam em média sete medicamentos por dia, programa alerta para riscos
“Nos Estados Unidos, a polimedicação é responsável por 28 por cento dos internamentos hospitalares e, se fosse contabilizada como tal, seria apontada como a quinta causa de morte.”
Ler mais



O Primeiro de Janeiro
23 de Abril de 2008 | Prevenir riscos da medicação
“Puxando do estudo da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa que diz que os idosos portugueses tomam em média sete medicamentos por dia, Joana Palhares explica que o principal alvo do programa são os doentes seniores, mas a iniciativa dirige-se a todos os doentes que tomem cinco ou mais medicamentos e supervisiona o consumo simultâneo.”
Ler mais
RTP1 - Jornal da manhã
08:52 - Os idosos e a polimedicação